Av. Monte Castelo, 570 - Jardim Proença - Campinas/SP
T.I. E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESTES DOIS FATORES?

A experiência do cliente ou customer experience, tem ganhado cada vez mais importância, uma vez que toda a jornada do consumidor pode e deve ser acompanhada e suas dúvidas respondidas em tempo hábil e de forma clara. Da solução de problemas até confirmação de entrega, há toda uma estrutura tecnológica que trabalha de acordo com os valores das empresas para atender às pessoas. E por trás destes sistemas, chatboots e entrega de informações, estão os profissionais de T.I.

Independentemente do tamanho da empresa, o investimento em Tecnologia da Informação é fundamental para acompanhar a rápida digitalização do mundo e, consequentemente, do atendimento ao cliente. O departamento de T.I. acaba por ser um aliado neste processo, já que realiza melhorias e adequações aos sistemas, padronizando o atendimento de acordo com as melhores práticas dos negócios e ainda gerar o engajamento necessário para que a marca seja positiva aos olhos do consumidor.

Em um mundo de relações digitais se fortalecendo, saber utilizar os recursos e técnicas de computação para captar, tratar e organizar dados e informações é uma ótima forma de otimizar processos, tanto externos quanto internos. Um exemplo de melhoria são os assistentes virtuais, programados para solucionar questionamentos simples, que não exigem a transferência para um atendimento humano, já que compreendem a dúvida enviada e direcionam a resposta ideal. Na experiência do cliente, as soluções visam manter o cliente no foco de todo o processo. Desta forma é possível equilibrar a modernização constante dos sistemas, os avanços tecnológicos e a centralidade no cliente.

Outro apoio valioso do T.I. aos negócios é a chamada tecnologia de Big Data, que analisa um grande volume de dados e padrões de comportamento para traçar estratégias de marketing e vendas, recomendando os produtos e serviços certos para cada tipo de cliente. Hoje a vida e os negócios são digitais, o que exige uma administração segura e prática já que os dados devem ser mantidos em sigilo, ao mesmo tempo em que as empresas devem entender as necessidades do cliente e serem assertivas quanto ao que buscam.

A evolução digital é parte fundamental do mundo dos negócios, que precisa acompanhar as questões importantes para a sociedade e tomar o cuidado para prestar um bom suporte ao consumidor, além de se posicionar de forma inteligente nas bases de pesquisa e despertar o interesse sem bombardear as páginas de informação. Por isso, investir na área de Tecnologia da Informação com certeza será vantajoso e uma fórmula inteligente e competitiva para o seu negócio.

Gostou? compartilhe!

Whatsapp Braga Soluções